Câmara Municipal assinala 163.º aniversário da cidade

14-01-2011 17:48

 

A Câmara Municipal vai assinalar o 163.º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade no próximo dia 20 de Janeiro pelas 21h30 na Biblioteca Municipal, que também comemora o seu terceiro aniversário. De entre as iniciativas, destaca-se a atribuição de títulos honoríficos ao arquitecto Siza Vieira, ao Viana Taurino Clube, à Ronda Típica da Meadela, à Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca e à Delegação de Viana do Castelo da Cruz Vermelha.

A cerimónia, a decorrer na Sala Couto viana da Biblioteca Municipal vai assim homenagear, pelos serviços prestados, a Delegação de Viana do Castelo da Cruz Vermelha que, em 2011, está a assinalar o seu centenário; a Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca no seu trigésimo aniversário; o Viana Taurino Clube que em 2010 assinalou o seu centenário; e a Ronda Típica da Meadela, nos seus cinquenta anos de existência.

Na cerimónia, será ainda atribuído o título de Cidadão de Honra ao arquitecto Álvaro Siza Vieira, pelo seu valor e mérito e pelo trabalho desenvolvido em nome da arquitectura, nomeadamente em Viana do Castelo, para quem concebeu a Biblioteca Municipal que lhe valeu o Prémio Nacional de Arquitectura Contemporânea da Associação Nacional de Município com Centro Histórico.

Na mesma cerimónia, e para assinalar o terceiro aniversário da Biblioteca Municipal, decorre o colóquio “Arquitectura e Bibliotecas Públicas, percursos e futuros” com a participação de Álvaro Siza Vieira, arquitecto e autor do projecto da Biblioteca de Viana do Castelo; Manuel de Queiroz, arquitecto consultor da Direcção Geral do Livro e das bibliotecas para a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas,; Margarida Oleiro, directora do Serviço de Bibliotecas da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas; Maria José Moura, coordenadora e responsável pelo programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas até 2006; e Henrique Barreto Nunes, bibliotecário colaborador no lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, como moderador.

 

O aniversário da elevação a cidade é assinalado no dia em que, em 1848, D. Maria II elevou a cidade à categoria de Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho