Câmara pede afectação das verbas do TGV para modernização da Linha do Minho

05-01-2011 16:24

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, acaba de solicitar ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, a afectação das verbas não utilizadas na ligação da alta velocidade entre Porto e Vigo para a modernização e electrificação da Linha do Minho (Porto-Valença). Para além desta solicitação, que seguiu também para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o autarca pede ainda à tutela prioridade para o projecto de modernização ferroviária.

A tomada de posição do autarca surge das dificuldades tornadas públicas para o arranque e financiamento da Linha de Alta Velocidade entre o Porto e Vigo mas também da necessidade de modernizar a Linha do Minho. “Entendemos que a modernização/electrificação da Linha do Minho poderia, no âmbito das verbas previstas no QREN para a Mobilidade na Região Norte, ser afecta a este projecto, qualificando a mobilidade entre a Área Metropolitana do Porto e a região do Alto Minho”, refere o ofício.

José Maria Costa recorda que a modernização da Linha do Minho está prevista no Plano de Investimentos da REFER na Zona Norte e está referenciada como prioridade no PROT – Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte, sendo igualmente fundamental a integração de Viana do Castelo no “serviço de urbanos”.

Para o edil, é “urgente” a modernização e electrificação da linha, dotando-a das mesmas características técnicas da restante infra-estrutura que suporta a rede de comboios urbanos da CP e para que este serviços seja alargado com o mesmo grau de qualidade e fiabilidade aos Municípios de Viana do Castelo e Barcelos.

“A electrificação da Linha do Minho vai potenciar o aumento da utilização da rede ferroviária, traduzindo-se em ganhos significativos na qualidade de vida e oportunidades para a população de Viana do Castelo e do Alto Minho”, salienta José Maria Costa, pedindo à tutela prioridade para este novo projecto de modernização ferroviária.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho