Manuais escolares grátis para todas as crianças do 1º Ciclo

11-08-2010 10:47

É já este ano lectivo que todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico das Escolas do Concelho vão receber gratuitamente os seus manuais escolares, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal e cujo objectivo é aliviar os orçamentos familiares e contribuir para fixar a população.
No total a autarquia vai desembolsar cerca de 20.500,00 euros, em cerca de 1,653 manuais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.
Esta medida é pioneira em Vieira do Minho e insere-se no âmbito da política de acção social que a autarquia vieirense está a imprimir junto dos das famílias Vieirenses e que pretende ser uma medida estruturante para desenvolver o concelho e fixar a população à sua terra Natal.
Neste sentido, a Câmara Municipal informa todos os encarregados de educação dos alunos que frequentam o 1º ciclo do ensino básico que podem, a partir do próximo dia 15 de Agosto levantar gratuitamente os manuais escolares na Livraria Escolar, em Vieira do Minho. Para o efeito, apenas será necessário apresentar a identificação do requerente, através de Bilhete de identidade ou cartão de Cidadão.

Fazer da escola um lugar mais atractivo para os alunos e fornecer-lhes as chaves para uma compreensão verdadeira da sociedade de informação é o desígnio deste Executivo, que para além de oferecer gratuitamente os manuais escolares, promove a escola a tempo inteiro e oferece as refeições a todos os alunos.
Para além desta medida e dada a importância do sector educativo no desenvolvimento do concelho o executivo Vieirense liderado por Jorge Dantas continua a dar a máxima importância ao sector educativo nos vários níveis.
Outra novidade inserida pelo novo executivo é a oferta das refeições para todos os alunos do 1º Ciclo, excepto para aqueles alunos que frequentam o horário duplo na escola da Vila. No que diz respeito aos transportes serão também assegurados a todos os alunos, cuja residência diste mais de 3km do estabelecimento de ensino, ou frequentem uma escola integradora.
Segundo Jorge Dantas” O esforço educativo que a autarquia esta a fomentar tem por objectivo tornar a escola um local atractivo e agradável, e principalmente fazer com que a educação seja acessível a todas as crianças”
“ O nosso objectivo autárquico passa pela inclusão, pela integração e sobretudo pelo sucesso escolar das nossas crianças”, sustentou o edil vieirense satisfeito por ver mais dois dos seus compromissos eleitorais cumpridos.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho