Memorial Mário Lemos decorrerá nos próximos dias 17,18 e 19 e contará com a participação de 14 atletas do S.C. BRAGA

17-12-2010 13:52

O minibasquete do S. C. de Braga vai participar no XI Memorial Prof. Mário Lemos, festa do minibasquete nacional, que decorrerá nos próximos dias 17,18 e 19 de Dezembro, nas instalações da Escola Secundária D.Maria II.

O evento deste ano, organizado pelo Comité Nacional de Minibásquete com o apoio da Câmara Municipal de Braga, realiza-se em regime de campo  de férias reduzido. Contará este evento com 72 crianças de todo o país. 14 minis bracarenses vão participar neste evento, dando assim continuidade à formação que têm vindo a receber no clube e aprofundando o gosto pela modalidade.

Nos objectivos do evento, para além da motivação dos mais novos e da vertente lúdica e recreativa, terá lugar uma acção de informação para os monitores presentes, trabalho técnico com os jovens e um trabalho de observação de jovens minis.

As delegações ficarão instaladas na Escola Secundária Dona Maria II, em Braga, onde estará centrada toda a actividade. Nesta acção estará presente o Director Técnico CNMB -  Cte San Payo Araújo.

11ª Edição homenageia o “Pai do Minibásquete”

O Professor Mário Lemos, que nasceu em Mangualde, no dia 18 de Dezembro de 1922, e foi uma figura insular no panorama desportivo nacional.

O ensino e o basquetebol eram as suas grandes paixões, que se tornaram visíveis desde o dia em que saiu diplomado, no então INEF, como Professor de Educação Física, após uma intervenção final intitulada “Alguns aspectos da técnica do basquetebol”. Esta personalidade foi nomeada Membro da Comissão de Juniores Masculinos da FIBA, uma grande honra para ele, uma vez que já pertencia ao Comité Executivo do Comité Internacional de Minibásquete, desde 1972, participando na Conferência das Federações de Basquetebol da Europa e da bacia Mediterrânica.

Tio por afinidade do DT CNMB San Payo Araújo, sobre quem exerceu uma grande influência no seu gosto por ensinar. Uma das grandes lições que legou, foi reflectir sobre o que ia fazendo nas aulas, treinos e jogos, enriquecendo o “usa e serás mestre”.

A visão educativa do Professor Mário Lemos promoveu a “introdução de conceitos inovadores como a constituição de equipas mistas (crianças de ambos os sexos dos 8 aos 10 anos) e a organização de torneios/convívios com a participação de equipas constituídas por crianças oriundas de diferentes equipas. Estes conceitos viriam a ser conhecidos internacionalmente e estão, ainda hoje, integrados na “organização dos Jamborees Europeus de Minibásquete” palavras do Prof. Dr. Carlos Gonçalves (Presidente da Comissão Europeia do Fair-Play).

Nos dias 17, 18 e 19 Dezembro o espírito do minibasquete, legado do Prof. Mário Lemos, vai estar presente em Braga.

O S. C. Braga, associando-se a esta organização, apela a todos os amantes do desporto, em particular do basquetebol, que compareçam na escola Secundária D. Maria II. Os nossos pequenos grandes atletas merecem o nosso apoio e incentivo. A entrada é livre (dia 18 e 19 a partir das 10 horas).

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho