Presidente da Câmara Municipal de Esposende inaugurou Biblioteca Escolar de Curvos

17-01-2011 18:58

A décima segunda Biblioteca Escolar do concelho, criada na EB1/Jardim de Infância de Curvos, foi inaugurada, no passado dia 13 de Janeiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, que manifestou o propósito de que um novo equipamento do género possa ser colocado em funcionamento no Município, ainda este ano, dando assim continuidade à parceria da Autarquia com a Rede de Bibliotecas Escolares/Ministério da Educação, possibilitando o acesso dos alunos aos livros e ao conhecimento.

João Cepa salientou a importância deste tipo de equipamentos e destacou o trabalho desenvolvido pelo Município na promoção do livro e da leitura, nomeadamente através da Biblioteca Municipal e dos respectivos pólos, da Biblioteca Itinerante e das Bibliotecas de Praia.

O Autarca assinalou que projectos como este constituem um exemplo de como, com esforço e empenho de vários agentes, nomeadamente, da Autarquia, Direcção Regional de Educação do Norte e Agrupamento de Escolas, é possível trabalhar em equipa e disponibilizar tais equipamentos à comunidade.

Ainda na sua intervenção, o Presidente da Autarquia salientou que as novas e apelativas tecnologias não podem nem devem substituir a importância da leitura e do livro tradicional, mesmo concorrendo com os novos suportes de leitura.

Em representação da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Carla Tavares manifestou satisfação por ver concretizada mais uma Biblioteca Escolar no concelho de Esposende e felicitou todos os intervenientes pelo magnífico trabalho realizado, enquanto que Albino Neiva, Director do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, destacou o papel dos professores e educadores, bem como dos pais e encarregados de educação, na difícil tarefa da aprendizagem da leitura.

Por seu lado, o Autarca de Curvos, Mário Fernandes, manifestou o empenho da Junta de Freguesia para que a Biblioteca esteja aberta ao fim–de–semana, pelo menos uma vez por mês, para que os pais e encarregados de educação a possam utilizar na companhia dos seus filhos.

A inauguração da Biblioteca Escolar constitui uma festa para as crianças que, ao longo da cerimónia, foram participando com declamação de poesia, teatro e dança.

A Biblioteca Escolar da EB1/JI de Curvos resulta de uma candidatura apresentada pelo Município, em 2010, à Rede de Bibliotecas Escolares, sendo que a Câmara Municipal efectuou as obras de requalificação do espaço, e aquele organismo financiou a aquisição do mobiliário, equipamento e fundos documentais, no montante de 14 500 euros.

Assim, a Biblioteca Escolar está implantada numa área de cerca de 50 metros quadrados, dispondo de postos multimédia e acesso à Internet, espaço de visionamento de DVD/VHS, de leitura informal e espaço do conto, área de documentos impressos e de outros suportes, num total de 1000 documentos disponíveis.

Este equipamento dispõe ainda de mobiliário adequado, não só ao nível de estantes, mesas e cadeiras, mas também sofás e almofadas para a leitura de contos, bem como um catálogo informatizado.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho