Abriu ontem ao público a Exposição de Pintura de João Marrocos e António Porto

07-01-2011 17:50

Abriu ontem, 6 de Janeiro, ao público no Foyer da Casa das Artes de Arcos de Valdevez a Exposição de Pintura de João Marrocos e António Porto. Dois artistas amigos que desde muito cedo se dedicaram a esta Arte e apesar de terem estilos bastantes diferentes - João utiliza principalmente o acrílico sobre tela e é paisagista, figurativo, realista, optimista e colorido; António pinta em óleo sobre tela e tem uma vertente mais surrealista - não se inibem de mostrar a suas obras conjuntamente e de dar a conhecer ao Mundo a forma distinta como cada qual o vê.

João Marrocos diz pintar os aspectos bonitos da Vida e alguns dos seus momentos mais marcantes, como é exemplo o quadro a "Matança do Porco", onde retratou o seu pai e cunhado, neste episódio tão característico das terras nortenhas, ou os retratos de Ruas e Praças dos locais por onde passa. "Tento captar o que de mais bonito o Mundo nos oferece, sendo exemplo as paisagens do Norte de Portugal, o dia-a-dia do povo Português e aquilo que é mais típico da Região. A maior parte dos meus quadros são reais... Retratam pessoas da minha Aldeia ou da Aldeia vizinha ou ainda momentos vividos por eles. Com a minha Arte tento esquecer as desgraças que todos os dias acontecem em toda a parte e nos são mostradas na televisão ou nos jornais e mostrar o que de bom a Vida tem para oferecer", adiantou.

Já António Porto transporta para os seus quadros uma visão "mais negra" e forte da realidade. Neles retrata a descriminação da Mulher, da Religião e da Política, assim como os fantasmas e espíritos que rodeiam a sociedade. "Com a minha Arte pretendo chamar à atenção do facto de se falar muito e agir pouco; de se gastar muito e não ligar à pobreza e de se querer fazer grandes obras, esquecendo os que mais necessitam. Enquanto houver crianças a sofrer no Mundo irei demonstrar nos meus quadros as injustiças que, todos os dias, atingem os mais vulneráveis", referiu.

Para esta mostra os artistas trouxeram obras recentes, elaboradas entre 2009 e 2010 - "Estamos sempre a criar e esforçamo-nos por ter sempre obras novas em cada exposição que realizamos", referiu João Marrocos.

Estas obras poderão ser vistas até ao próximo dia 30 de Janeiro na Casa das Artes concelhia, no entanto a agenda dos dois artistas já se encontra bastante repleta, estando já a preparar a próxima exposição que, terá lugar de 6 a 17 Março, no Porto, e é organizada pela Ordem dos Médicos. Depois, entre outros locais, passarão por Ponte de Lima, Sul de França, Caminha, Valença e Vila Nova de Cerveira.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho