Arcebispo de Braga enviou cartas a 500 sacerdotes pedindo contributos para fundo.

22-11-2010 09:06

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, quer que os padres doem um salário, que ronda os 800 euros, para um fundo de combate à pobreza na região do Minho.

O pedido para que "dêem o exemplo" aos crentes é feito numa carta que os cerca de 500 padres deverão receber hoje, adiantou, ontem, ao DN o arcebispo de Braga. O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa garantiu que esta medida não será alargada ao resto do País.

O arcebispo de Braga explicou que na carta se explica que será "constituído o Fundo Partilhar com Esperança" como resposta da Igreja para acudir aos casos mais graves de pobreza da região minhota. O fundo é aberto a todos os católicos mas também a não crentes.

D. Jorge Ortiga adiantou que é pedido aos padres que "dêem o exemplo" aos crentes, sendo "convidados a dar o correspondente ao que ganham num mês". Cada sacerdote recebe, em média, cerca de 800 euros, podendo fazer a doação de forma faseada a partir deste mês e durante o próximo ano.

O bispo alerta que o contributo dos padres não é obrigatório: "Cada um será livre de o fazer." Mas não tem dúvidas de que vão aderir ao apelo. Até porque a sugestão foi dada pelos próprios sacerdotes, esta semana, numa reunião do Conselho Presbiteral.

A ideia, explicou, nasceu na reflexão do Conselho Presbiteral, constituído por cerca de 40 sacerdotes representantes de toda a diocese que inclui Braga, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

D. Jorge Ortiga garantiu que este apelo não colide e "nem pretende substituir o Fundo de Solidariedade Social criado pela Conferência Episcopal Portuguesa". Este fundo nacional, que será gerido pela Cáritas, destina-se a dar apoio a problemas em todo o País.

Já o Fundo Partilhar com Esperança quer "dar respostas mais pontuais" à região minhota por serem necessárias maiores apoios aos graves problemas de pobreza.

O responsável diz que não vai propor o alargamento desta me-dida ao resto do País. Mas, na arquidiocese de Braga, o "Fundo Partilhar com Esperança é para prolongar durante o ano de 2011 e existirá enquanto fizer falta".

Fonte DN

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho