Celorico de Basto cria gabinetes de informação e de protecção para pessoas em risco

07-01-2011 08:33

 

Celorico de Basto vai ter um Gabinete de Informação, Atendimento e Encaminhamento de Vítimas de Violência Doméstica, uma Comissão Municipal de Protecção de Pessoas Idosas e uma Comissão para a Qualificação.
Estes serviços surgem das propostas apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, na reunião do Conselho Local de Acção Social, e aprovadas, por unanimidade.
As novas valências vão chegar a diferentes públicos e pretendem dar segurança a pessoas que sentem alguma dificuldades em ultrapassar problemas.
Assim, o gabinete de apoio à vitima de violência doméstica vai promover a protecção e o apoio às vítimas de violência doméstica através da informação, do atendimento personalizado e encaminhamento, bem como do apoio psicológico, moral, social e jurídico;
Pretende-se com este gabinete criar uma rede integrada de parceiros que permita a articulação de respostas concertadas com o objectivo de (re) inserir socialmente profissionalmente as vítimas de violência doméstica, na medida em que o acompanhamento prevê apoio judicial, social psicológico, profissional, económico, habitacional.
A Comissão Municipal de Protecção de pessoas idosas pretende, através da articulação da política de apoio a pessoas idosas, a nível municipal, informar, sensibilizar e responsabilizar as famílias e a comunidade sobre os direitos das pessoas idosas e, este serviço irá permitir aos serviços sociais agilizar os procedimentos para acesso a serviços essenciais, proteger as pessoas idosas de violência doméstica, maior acompanhamento nas suas fragilidades e limitações quer a nível da saúde, social, habitacional, lazer como de protecção social e económica e promover intervenções alternativas para o apoio de pessoas idosas.
A Comissão para a Qualificação é outro órgão, mais direccionado para a população activa, que vai elaborar e manter actualizado o diagnóstico de formação do concelho.
As suas tarefas prendem-se com a solicitação às entidades formadoras sediadas no concelho dos seus planos de formação. Este órgão vai concertar as intervenções formativas no concelho de acordo com as orientações da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e do Pacto para a Empregabilidade, bem como, emitir pareceres sobre candidaturas formativas a desenvolver em Celorico de Basto.
Na reunião do CLAS, presidida por Joaquim Mota e Silva, onde estiveram presentes vários responsáveis pelos diversos meios de intervenção social concelhios públicos e privados, foram também apresentadas as prioridades supra concelhias do Tâmega no âmbito das intervenções a efectuar.
As prioridades expostas foram: a Unidade de Tratamento de Alcoologia, o Apartamento de Automatização, o Centro de atendimento de Vitimas de Violência Doméstica e as Unidades Sócio-Ocupacionais para pessoas com doenças do foro mental e psíquico, sendo que foram aprovadas a Unidade de Tratamento de Alcoologia e as Unidades Sócio-Ocupacionais para pessoas com doenças do foro mental e psíquico.
Por fim foi apresentada e discutida a Carta Social do Concelho, um documento que incide sobre a caracterização demográfica e respostas sociais existentes.
A Carta Social permite, assim, um diagnóstico dos equipamentos e serviços existentes. Foi apresentada e aprovada por unanimidade.
O plano de acção para 2011 foi mais um assunto discutido e aprovado por unanimidade que engloba um conjunto de acções a implementar no concelho durante o ano de 2011 dirigido a todos os grupos etários e com intervenções diversificadas.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho