«Cidades Contra a Pena de Morte» Cabeceiras de Basto comemora efeméride hoje

30-11-2010 16:20

Após ter respondido afirmativamente ao convite formulado pela Aministia Internacional, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, associa-se amanhã, dia 30 de Novembro, à iniciativa mundial ‘Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte’.

Pelas 21h00m, o município cabeceirense vai acender 95 velas brancas, tantas quantos os países que já aboliram a pena de morte, junto ao cruzeiro da Praça da República, no centro desta vila.


 


No Cruzeiro, será igualmente colocada uma faixa com a indicação ‘Município de Cabeceiras de Basto Contra a Pena de Morte’. Em simultâneo, a população foi convidada pela Câmara Municipal a acender igualmente uma vela branca à janela.

Trata-se de uma forma singela de aderir a esta iniciativa levada a cabo pela Amnistia Internacional, designada ‘Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte’.

No site da autarquia está disponível informação relativa à adesão do município, iniciativa a que se associaram também cidades portuguesas passando a mensagem de que a aplicação da pena de morte deve ser abandonada.

Ao aderir a esta iniciativa, cada município garante que Portugal e os portugueses estão motivados para apoiar a luta pela abolição da pena de morte e, acima de tudo, empenhados na defesa dos direitos humanos.

Amanhã, 30 de Novembro, centenas de cidades de todo o mundo vão iluminar simbolicamente um edifício público ou um monumento histórico, demonstrando que são contra a pena capital e a favor da vida.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto considera que todas as iniciativas que possam contribuir para a defesa dos direitos humanos, em geral, e para a abolição da pena de morte, em particular, são de louvar e por isso se associou ao movimento ‘Cidades para a Vida’.

De referir que ainda há um longo caminho a percorrer uma vez que dos 203 países do mundo, apenas 95 aboliram a pena de morte

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho