CLAS aprovou novo Plano de Desenvolvimento Social do Concelho

20-12-2010 17:24

O novo Plano de Desenvolvimento Social Concelhio (PDS), com novos Eixos de Intervenção, foi aprovado no dia 16 de Dezembro em plenário do Conselho Local de Acção Social (CLAS). Este documento deverá ser um documento de orientação, referência e compromisso para a mudança das actuações a desenvolver no âmbito da Rede Social da Póvoa de Lanhoso no período de 2011 a 2013.
 
“Relativamente ao anterior, este documento evoluiu para um instrumento mais transversal, mais participado e que reflecte a sua estratégia em conexão com o Plano Nacional de Acção para a Inclusão. As metas a atingir pressupõem melhor desempenho e comunicação da Rede Social, que devem contribuir para envolver todos os parceiros numa estratégia comum, que pretende potenciar a melhoria da educação, da saúde, do acesso ao emprego, o combate à pobreza (sobretudo dos idosos) e à exclusão social”, sintetiza a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira.
 
A concepção do Plano de Desenvolvimento Social resultou de uma forte colaboração de grande parte das entidades que integram a Rede Social, tanto ao nível do território, com o apoio das entidades que integram as Comissões Sociais Inter-freguesias (CSIF`S), como ao nível temático, enquanto resultado dos Fóruns Sociais realizados anteriormente (em Outubro).
 
Só assim se tornará possível uma actuação ajustada à diversidade de situações e à dinâmica das instituições concelhias.
 
A estratégia do desenvolvimento social é apresentada através de cinco Eixos de Intervenção transversais. O primeiro, Eixo I - Relações Intra e Interpessoais, visa  aumentar a consciência a participação activa e o envolvimento de todos os parceiros da rede social concelhia. O segundo, Eixo II – Sistema de Comunicação e Informação, pretende maximizar o conhecimento e a partilha de informação e a comunicação inter-organizacional. Os restantes são específicos por problemática: Eixo III – Envelhecimento da população, Eixo IV – Dependências e Eixo V – Emprego, Desemprego e (Re) Qualificação.
 
De forma a operacionalizar o PDS, foi também apresentado o plano de acção do CLAS para 2011, que só poderá ser implementado com o envolvimento e a colaboração dos parceiros locais.
 
De referir que os resultados, efeitos e impactos do PDS serão alvo de constante análise, tendo como objectivo possíveis correcções e reformulações ou conclusões destinadas a intervenções futuras.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho