Concerto de música erudita na igreja de S. Lázaro

08-12-2010 08:42

 

A junta de freguesia de S. José de S.Lázaro organiza no próximo dia 10, pelas 21h30m, na igreja de S. Lázaro, o concerto do Coro de Câmara e Orquestra Académica da Universidade do Minho, numa parceria com o departamento de música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da academia minhota. A direcção artística está a cargo do maestro Toby Hoffman.

No evento participam os violinistas Lisa Jacobs e Miguel Simões, para além da soprano Magna Ferreira e do contratenor Vitor Lima. O concerto tem entrada livre e inclui um reportório de música erudita alusiva à época natalícia e serão interpretadas obras de grandes vultos mundiais da música, tais como Johann Sebastian Bach, do seu filho mais novo Christian Bach e de Vivaldi.


 

Depois de uma carreira distinta como violetista, Toby Hoffman tem focalizado nos últimos anos a sua actividade artística no campo da direcção musical, sendo discípulo do distinto maestro finlandês Jorma Panula. Participou ainda em várias masterclasses com as orquestras Moscow Symphony Orchestra, Nurnberger Symphoniker, Plzen Radio Symphony, Brasov Philharmonic, Slovak State Philharmonic Kosice, Gävle Sinfoni Orchestra, Vaasa City Orchestra, Kuopio City Orchestra, and the Trondheim Symphony Orchestra. Actualmente é docente convidado do Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.


 

Por seu lado, Vítor Lima iniciou os seus estudos de contratenor na Academia de Música de Viana do Castelo com o professor Rui Taveira. Após ter completado o Curso de Canto em 1991, frequentou cursos de aperfeiçoamento em Canto com José Oliveira Lopes. Paralelamente ao Canto, tem desenvolvido intensa actividade de direcção coral, sendo desde 2001, maestro titular do Coro da Academia de Música de Viana do Castelo. É actualmente docente na Universidade do Minho.


 

Lisa Jacobs nasceu em 1985. Iniciou os seus estudos musicais com seis anos de idade. Aos oito anos ingressa no Young Music Department, da Faculdade de Música da Universidade de Utrecht, na Holanda, na classe da Professora Joyce Tan

Actualmente estuda com Ilya Grubert no Conservatório Superior de Amsterdam, onde obteve o ano passado o ´´barchelor degree´´. É detentora de vários prémios em concursos nacionais e internacionais, nomeadamente o 1º prémio no Iordens Viooldagen (1996), Princess Christina Concours (1999). Actualmente forma duo com a pianista Helena Basilova. Apresenta-se em concerto num violino Rugieri de 1683.


 

Miguel Simões nasceu em 1985 e iniciou os estudos musicais com os seus pais. Com 8 anos ingressou na classe de violino da Prof.ª Ana Cristina Fernandes no Centro de Cultura Musical. Posteriormente, foi admitido na Escola Artave, tendo terminado o Curso Básico de Instrumentista de Cordas, obtendo o Prémio de melhor aluno do curso. Em 2008, terminou o curso de licenciatura em música na classe de violino do Prof. Ilya Grubert e Música de Câmara.




 

Magna Ferreira, natural de Estarreja, é licenciada em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Mestre em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Mestre  em “Advanced Vocal Ensemble Studies” pela Schola Cantorum Basiliensis e doutoranda em Estudos Musicais na Universidade de Coimbra.

   

Coro e Orquestra têm o aplauso da crítica


 

O Coro de Câmara da Universidade do Minho foi formado em 2009 pelo Professor Vítor Lima. Constituído por alunos do Coro da Licenciatura em Música da Universidade do Minho, interpreta um amplo reportório, à cappella ou com diversas formações instrumentais, com destaque para as obras de compositores portugueses.

 

A Orquestra Académica da Universidade do Minho é constituída por alunos da Licenciatura em Música do Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Formada em 2007, e tendo como directora artística a Professora Doutora Elisa Lessa, a orquestra tem-se apresentado em diversas manifestações culturais promovidas pela Universidade do Minho e por instituições da região.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho