Exposições Internacionais de Gatos e Cães de Braga receberam mais de 22 mil visitantes

14-11-2010 20:08

O Parque de exposição de Braga (PEB) encerrou ontem, após dois dias de exibição, aquilo que é a “maior exposição de gatos e cães” da cidade. Satisfeitos com o desenrolar da iniciativa, o administrador do PEB, Jorge Miguel Corais, afirma que os objectivos delineados foram alcançados e ultrapassados: “Recebemos acima de 22 mil visitantes, duplicamos os valores de bilheteira e o número de cães inscritos”. As actividades lúdico-pedagógicas, realizadas durante todo o fim-de-semana, foram alguns dos "momentos fortes" da exposição, tendo cativado imensas pessoas.  
 
Devido ao sucesso e crescimento da exposição durante os dois últimos anos, surgiu a necessidade de redimensioná-la de outra forma: “Tencionamos alterar a data do evento para conseguir usufruir do espaço exterior, o que permitirá integrar no programa um número maior de cães de raça adaptados ao terreno”, explica Salvador Janeiro, director técnico da exposição e representante da Royal Canin. Esta é uma ambição que obriga a aumentar a quantidade de juizes, sem transgredir as normas de julgamento, e colocar a iniciativa “no calendário mundial de exposições caninas”, reforça Janeiro.
 
À semelhança do PEB, João Noronha, presidente do Clube Português de Felinicultura, considera que a iniciativa “correu muito bem”. Durante o primeiro dia, os júris da exposição de gatos atribuíram acima de vinte galardões. Dentro das quatro categorias julgadas, as raças persa, british, bosque da Noruega, exótico e abissínio foram distinguidas, sendo que Portugal arrecadou mais prémios. Os persas de José Manuel Dias, criador desde 1989, ganharam os prémios de “melhor jovem” e “melhor macho”. Satisfeito com as vitórias, confessa que a exposição foi “bastante agradável”.
 
Manuela Galeão é outra participante, que veio de Viana do Castelo com os seus quatro sphynx. Para ela, eventos semelhantes são uma “mais-valia para a cidade”, sendo que contribui, em simultâneo, para a economia regional, bem como aproxima os felinos do cidadão comum. Contudo, lamenta a “falta de apoio financeiro por parte das câmaras”, explicando que é um factor que reduz o número de exposições realizadas em Portugal.
 
Para além dos julgamentos de gatos (dia 13) e de cães  (dias 13 e 14), o programa incluiu ainda actividades lúdico-pedagógicas, que contaram com a participação da Força Área Portuguesa, da PSP e dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha. As 'danças com cães', lideradas por duas equipas belgas, também foram um "momento forte" da exposição, tendo cativado os visitantes. 
 
Estrangeiros ficam surpreendidos com exposição
Aos júris russos, austríacos, noruegueses e finlandeses, entre outros, juntaram-se também os criadores provenientes de Espanha e França. Anne Quelvin veio de Bretanha, em França, com três cães ‘Bouvier Bernois’. Apesar de já ter participado em várias exposições, esta é a sua primeira vez em Portugal: “É uma boa oportunidade para comparar os cães e situarmo-nos perante os restantes” admite. Cyrille Delanoue é outro criador francês, de Saint-Rémy-de-Provence, que admite ter ficado surpreendido com as condições: “O espaço é limpo, os membros da organização são muito compreensíveis e os preços são baixos comparativamente aos da França”.
 
Estas duas exposições reuniram cerca de 1000 cães e 150 gatos de diversas raças,  numa área superior a 5.000 metros quadrados, na qual 16 expositores apresentaram produtos e serviços destinados, exclusivamente,  a cães. Algumas associações estiveram presentes, no sentido de sensibilizar os visitantes relativamente ao abandono de animais domésticos. A Associação Bracarense Amigos dos Animais (ABRA), formada em Braga há cinco anos, aproveitou a iniciativa para lançar uma campanha de divulgação e adopção, dando a conhecer o seu trabalho de voluntariado no canil municipal de Braga. De acordo com a vice-presidente da associação,  Anabela Veloso, o número de cães deixados no canil tem vindo a aumentar, o que revela “um maior cuidado por parte dos cidadãos que hesitam, cada vez mais, a deixá-los na rua”.

Contatos

TV MINHO - A Região Minhota em Noticia Braga 965772184 (Direcção) 913749810 (Redacção) Exteriores (925833153) Publicidade (968640203) tvminho@gmail.com
TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho