Famalicão Finicia dá crédito a 5 novas empresas. Armindo Costa lança Famalicão Empreende

13-12-2010 16:03

Os contratos de financiamento das primeiras cinco novas empresas, criadas no âmbito do Projecto Famalicão Finicia, são assinados nesta segunda-feira, 13 de Dezembro, pelas 11 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, numa sessão presidida por Armindo Costa, presidente do município. Ao mesmo tempo, Armindo Costa vai assinar o protocolo que visa a criação do Programa Famalicão Empreende, uma nova iniciativa, que vai envolver 18 instituições locais, que prevê uma rede de apoios logísticos de fomento do empreendedorismo no concelho de Vila Nova de Famalicão. As cinco novas empresas que vão receber microcrédito no âmbito das candidaturas apresentadas ao programa Famalicão Finicia já criaram 12 postos de trabalho directos, havendo a expectativa de que esse número possa subir nos próximos meses em função das previsões constantes nos planos de negócio.
Criado em Setembro de 2009, o Famalicão Finicia é um fundo com soluções financeiras de apoio ao investimento em novas empresas que resulta de um protocolo que envolve o Município de Vila Nova de Famalicão, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), o Banco Espírito Santo, a Norgarante e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave (ADRAVE).
O Famalicão Finicia apresenta um conjunto de soluções financeiras destinadas a apoiar projectos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas do concelho, seguindo o modelo do Finicia, programa gerido pelo IAPMEI, numa óptica de parcerias público-privadas, que visa promover o alargamento da base de acesso a capital e ao crédito, proporcionando às empresas de pequena dimensão recursos essenciais ao desenvolvimento das suas actividades, através de condições de financiamento preferenciais.
"O Famalicão Finicia é um mecanismo de ajuda às empresas e de promoção da actividade económica, que consideramos de extrema utilidade para os pequenos investidores", considera Armindo Costa, adiantando que "as pequenas empresas são decisivas para a sustentabilidade sócio-económica do município".
Promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Famalicão Finicia disponibiliza um fundo de valor inicial de 500 mil euros, para o qual o município contribui com 100 mil euros (podendo este valor ser aumentado em função dos objectivos e resultados obtidos) e a instituição bancária contribuirá com 400 mil euros. O fundo aplica-se a empresas famalicenses e a projectos de investimento nos sectores da indústria, comércio, turismo, construção e serviços.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho