Figuras de quatro metros dão vida ao Presépio de Natal

23-12-2010 16:23

O espírito de Natal continua a motivar diversas iniciativas nesta quadra que atravessamos. Fruto da Oficina de Formas - Escultura Cénica acaba de sair o presépio de Natal original, com figuras de cerca de quatro metros que podem ser apreciadas na sede da vila Cabeceirense, junto à Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.


A Oficina de Formas, promovida pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, levou dezenas de jovens e adultos a dar forma às três principais figuras do Presépio de Natal – Menino Jesus, Maria e José - um trabalho que foi desenvolvido ao longo do último mês.

Com um tamanho invulgar, as imagens foram criadas a partir de pasta de papel, gesso, areia, cimento, cartão, madeira e rede, estruturas que foram posteriormente impermeabilizadas para resistir às adversas condições climatéricas que se têm feito sentir nesta época do ano.

O Presépio pode ser apreciado até ao próximo dia 6 de Janeiro junto à Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

A oficina que visa trabalhar a escultura cénica decorre à terça-feira, das 18 às 20.30 horas, no Salão Multiusos do Mercado Municipal. Aberta a todos os públicos, a formação, coordenada por Nigel Cave, promove durante o próximo ano a realização de novos trabalhos, fruto da continuidade da oficina.

Esta oficina pretende iniciar a todos nas artes plásticas associadas às artes cénicas. É recomendada aos diversos públicos, mesmo para aqueles que não tem nenhum tipo de experiência. Todos os que trabalham na área da expressão plástica, trabalhos pedagógicos manuais e artesãos estão convidados a participar nesta oficina de artes.

Paralelamente, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua a apostar na formação dos jovens, tendo já iniciado quatro novas oficinas de Teatro e Expressão Dramática, Interpretação Teatral, Leitura Dramática e Aula de Voz.

As oficinas estão abertas aos diferentes públicos, com idades a partir dos 6 anos, sendo que as inscrições e/ou informações adicionais devem ser obtidas junto da empresa municipal Emunibasto.

As aulas decorrem de terça a sexta-feira, das 18 às 23 horas, distribuindo-se as oficinas pelos quatro dias da semana. As disciplinas têm como destinatários as crianças dos 6 aos 9 e dos 10 aos 13 anos e ainda os jovens e adultos.

A Aula de Voz destina-se a maiores de 14 anos, estando a oficina de Interpretação Teatral aberta àqueles que tenham ou não experiência no teatro. Trata-se de um novo processo, com novos objectivos.

A Oficina de Leitura Dramática pretende implantar um programa de leituras dramatizadas, onde se pretende dar a conhecer a dramaturgia universal. Todos os meses será apresentado um texto de teatro, em forma de leitura dramatizada. Nesta oficina podem e devem inscrever-se todos aqueles que participem na oficina de Interpretação Teatral e outras pessoas que apenas estejam interessadas no processo da dramaturgia.

De salientar que o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto é um projecto da Câmara Municipal, produzido pela Emunibasto e coordenado pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.
 



 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho