Governo Civil de Braga defende programas sociais para o Distrito

10-12-2010 16:33

O Governo Civil de Braga regista com muita satisfação a garantia dada pela Sr.ª Ministra do Trabalho de que o Complemento Solidário que vem proporcionando um acréscimo médio de rendimento aos idosos de cerca de 30%,se vai manter em 2011. Com efeito, os idosos vêm merecendo também especial atenção por parte do governo civil, designadamente através do programa ISIM – Iniciativa de Segurança de Idade Maior, que se baseia no universo de beneficiários do CSI.  
 
Este programa ISIM, que se vem consubstanciando numa rede social de apoio aos idosos, a caminho dos 10.000, contando com vários parceiros (C.de Saúde, S. Social, CDOS, PSP; GNR, IPSS), tem alargado a sua intervenção directa a outras valências, como policiamento de proximidade ou apoio domiciliário. Estão nesta fase a desenvolver-se novas parcerias com IPSS que permitirão a constituição de Equipas de Voluntários, com o objectivo de efectuarem acompanhamento permanente aos idosos através de contactos e visitas ao domicílio.
 
A Rede de Cuidados Integrados que a nível nacional conta já com 203 unidades e com uma capacidade de 4300 lugares vem-se constituído com êxito assinalável, vai alargar-se em função das necessidades sentidas no distrito de Braga, não obstante o contexto de austeridade.
 
Outro factor positivo reside no propósito também manifestado de alargar programa Conforto Habitacional, que vem completar o conjunto de apoio aos idosos, dando-lhes mais dignas condições de habitabilidade nas suas próprias casas. O governo civil de Braga manifestou já a sua total vontade e disponibilidade para, tão rapidamente quanto possível, promover e levar à prática este programa nos vários concelhos do distrito.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho