Ministro diz que INL é «vital e estratégico»

29-12-2010 17:06

O ministro da Ciência classificou hoje o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) como “absolutamente vital e estratégico” para Portugal e Espanha, garantindo que o projeto não será afetado pelas medidas de austeridade dos dois países.

“Não. Trata-se de uma prioridade dos dois Governos, portanto não”, vincou o ministro Mariano Gago, depois de os jornalistas o questionarem sobre a possibilidade de a contenção económica de Portugal e Espanha atrasar o pleno funcionamento do projeto, sedeado em Braga.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior falava à comunicação social no final da cerimónia de formalização do segundo apoio do ON.2 – Programa Operacional do Norte ao INL.

O contrato assinado no Porto diz respeito a um investimento de 20 milhões de euros em equipamentos científicos, dos quais 14 milhões provêm de fundos comunitários do Feder.

Mariano Gago destacou o facto de o INL ser “a primeira organização científica internacional da Península Ibérica” e a importância do instituto para “Portugal e Espanha e para o posicionamento estratégico” da Península Ibérica no contexto internacional.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho