Pavilhão sustentável construído em Braga elogiado internacionalmente

30-11-2010 19:49

Os arquitectos portugueses Filipe Brandão e Nuno Sanches são os autores de um pavilhão desportivo sustentável que está a fazer furor nas publicações especializadas em construção e arquitectura sustentável.

De acordo com o Archdaily, o pavilhão situa-se em Braga e faz parte de um projecto mais alargado que incluirá ainda uma piscina. Os dois equipamentos farão parte das instalações de uma escola primária.

Apesar de independentes, o grande desafio foi envolver os dois edifícios numa ocupação comum e minimizar o impacto negativo urbano e paisagístico.

A solução encontrada pelos arquitectos foi criar um design inteligente e uma cobertura verde. Assim, o espaço que seria preciso para construir o pavilhão conseguiu ser integrado no próprio terreno, não desligando a escola da comunidade.

“A cobertura verde procurou transmitir um efeito de continuidade, dando coerência à vegetação existente no complexo [escolar]”, explicou o ArchDaily.

Outras das soluções para minimizar o impacto do pavilhão na comunidade envolvente foi utilizar madeira como um dos elementos preponderantes do edifício. “A escolha da madeira para a superfície exterior, para além dos ganhos técnicos, sustentáveis e visuais, foi concebida para remeter visualmente para a anterior utilização daquele terreno, uma quinta”, explica o ArchDaily.

“A cobertura verde, juntamente como volume do edifício, formam quase um vale urbano e que minimiza o impacto volumétrico, mantendo a presença do pavilhão desportivo discreta”.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho