PCP felicita a União de Sindicatos de Braga pela Greve Geral

24-11-2010 11:29

 Desde há algumas horas, milhares de trabalhadores do distrito de Braga, estão a engrossar esta poderosa vaga de luta e de protesto que é a Greve Geral que está em curso.

Os primeiros elementos que nos chegam indicam adesões significativas na Continental Mabor em Famalicão, com uma adesão de cerca de 40% dos trabalhadores, no Complexo Grundig, em Braga, na Jado Ibéria que na produção a adesão é de 90%, na FPS com o pavilhão 21 em Celeirós encerrado, nos serviços de recolha do lixo nos vários concelhos, designadamente em Guimarães, e Famalicão com paragem a 100% e Braga com paragem a 50%, nos transportes rodoviários em Braga,Vila Verde, Amares, Terras de Bouro e Prado”com adesões a 100%” e nos transportes urbanos de Braga a 100% e Guimarães em que apenas saíram (6 carros), em diversos postos de correios, como em elevado número de serviços públicos, de que se destacam desde já o Hospital de Braga, a Escola Carlos Amarante , a Escola de Maximinos, Escola Sá de Miranda (Fechada), Escola Alcaides de Faria em Barcelos , Escola Martins Sarmento em Guimarães, o Tribunal de Braga e Barcelos e diversos Serviços da Administração Local que se encontram encerrados.

A DORB do PCP manifesta a sua solidariedade para com todos os trabalhadores que, mobilizados pela União de Sindicatos de Braga e pelos Sindicatos da CGTP-IN nela filiados, num quadro de uma enorme pressão ideológica, com vista à sua desmobilização, venceram as pressões e o medo, resistiram às chantagens e às manobras que visavam desvalorizar a sua realização e estão a prestar um importante serviço ao país, fazendo greve! Homens e mulheres, jovens precários ou efectivos, trabalhadores do sector privado e do sector público, dizem um rotundo não aos PEC's, ao Orçamento de Estado, às medidas de sacrifício para os mesmos de sempre.

 

A DORB denuncia com particular veemência a atitude das forças de segurança que, em vários pontos do distrito Agere e Complexo Grundig, em Braga. Alfa/Amtrol e nas Portagens da Ascendi, em Guimarães, intervieram impedindo a actuação dos piquetes de greve, e reforçando assim a acção repressiva do patronato. Acção repressiva que teve o seu momento mais negro com o atropelamento por parte do Patrão do Intermaché de Famalicão, de duas mulheres membros do Piquete de Greve. Neste quadro, os resultados da greve geral são ainda mais significativos.

 
A DORB quer sublinhar a importância desta jornada de luta, como sinal claro de exigência ao Governo, ao PS, ao PSD e ao CDS, bem como aos grupos económicos e financeiros que eles servem, de mudança de rumo na sociedade portuguesa, de exigência da ruptura e da mudança, de um política patriótica e de esquerda para o nosso país.

A DORB, apelando aos trabalhadores para que, nas próximas horas se mantenham firmes, e continuem a engrossar este poderoso movimento que se expressa nas empresas e locais de trabalho, afirma que com esta Greve Geral, fica bem clara qual é a voz do trabalho e dos trabalhadores.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho