Presidente do Município e Secretário de Estado inauguraram dois novos Equipamentos Sociais

21-12-2010 17:45

 

O Presidente do Município de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, inauguraram mais duas infra-estruturas sociais no concelho de Barcelos. O Centro Social e Paroquial Imaculada Conceição de Vila Cova e o Centro Social de Chorente estão agora a funcionar, dando apoio a dezenas de crianças, nas valências de Creche e Centro de Actividade e Tempos Livres (CATL), e a dezenas de idosos, nas valências de Lar e Centro de Dia.

O Presidente do Município de Barcelos deu os parabéns à população das duas freguesias que, «num trabalho de verdadeira cidadania e de grande espírito de entreajuda, conseguiu erguer edifícios e pô-los a funcionar em prol do bem-estar de muitas famílias». Equipamentos Sociais que, quer em Chorente quer em Vila Cova, irão dar apoio a famílias de freguesias circunvizinhas, agregando, desta forma, várias comunidades em torno de uma grande infra-estrutura, conforme defendeu Miguel Costa Gomes. «Estas são obras partilhadas com outras freguesias, por isso, deixo-vos a minha palavra de satisfação por estarem a trabalhar em conjunto, tendo em vista a rentabilização de grandes equipamentos», disse.

Uma mensagem sublinhada pelo representante do Governo, Pedro Marques, que anunciou, ainda, que, para Barcelos, através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), já foi transferida uma verba de cerca de 10 milhões de euros. Nos casos dos equipamentos ontem inaugurados, foram transferidos do PARES cerca de 416 mil euros para o Centro Social e Paroquial de Vila Cova e 160 mil euros para o Centro Social de Chorente.

O Secretário de Estado referiu mesmo que o concelho de Barcelos está agora acima da meta de referência da União Europeia no que concerne à evolução no apoio à infância, com o aumento significativo do número de creches em várias freguesias. Uma «evolução positiva» que Barcelos tem tido no auxílio às famílias, concluiu o governante, essencialmente, aos jovens casais que encontram, assim, «retaguarda social para o aumento da natalidade que outrora não tinham».

Novas respostas Sociais em Vila Cova e Chorente

As novas instalações do Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Vila Cova, estão já em funcionamento desde Setembro passado. Para além das valências de Apoio Domiciliário e Centro de Actividades de Tempos Livres existentes desde 2002, as novas instalações do Centro Social e Paroquial Imaculada Conceição de Vila Cova vem alargar as suas respostas sociais dirigidas à terceira idade, nas valências de Lar para 30 pessoas e 20 lugares em Centro de Dia. E ainda no apoio à Infância com 45 lugares de Creche.

Quanto ao novo equipamento gerido pela Associação Social, Cultural e Recreativa de Chorente, abriu recentemente as suas portas à comunidade com as valências de Creche, com 33 lugares e de Centro de Actividades Tempos Livres (CATL), com 28 lugares. Em Janeiro 2011 abrirá o Espaço de Convívio para reformados.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho