Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo revalidam certificação

14-12-2010 15:25

A Associação Portuguesa de Certificação – APCER acaba de revalidar a certificação dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo. Desde 2006 que esta entidade está certificada pela Norma NP EN ISO 9001:2008, pelo que a equipa auditora voltou a validar o funcionamento de todos os serviços, não tendo identificado situações de impacto negativo no sistema mas tendo concluído que o sistema de gestão está estruturado, implementado e é mantido em conformidade com todos os requisitos.

A auditoria, que decorreu no passado dia 09 e 10 de Dezembro, permitiu constatar que o sistema de gestão se encontra concebido e desenvolvido com metodologias definidas que possibilitam a sua consolidação, adequada monitorização e melhoria e considerou ainda que a organização dispõe de competências adequadas para desencadear acções eficazes e assegurar as condições necessárias para atingir os seus objectivos.

No relatório realizado, foram ainda referidos pontos fortes do sistema, com destaque para a abertura e disponibilização da informação por parte da gestão da qualidade e dos responsáveis pelos serviços, bem como o envolvimento e empenho de todos os colaboradores no sistema de gestão implementado, incluindo a gestão de topo. Foram ainda destacados a monitorização dos processos, do produto e a dinâmica de melhoria contínua, a implementação da telemetria, da telegestão e a avaliação da satisfação pelo índice nacional ECSI – Portugal.

Assim, tendo sido evidenciado um sistema de gestão da qualidade estruturado de modo a assegurar o cumprimento dos requisitos aplicáveis, de acordo com a norma de referência NP EN ISO 9001:2008, foi recomendada a manutenção da certificação, sendo que os resultados comprometem ainda mais toda a equipa dos SMSBVC a ter um comportamento de melhoria contínua dos seus serviços.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho